sexta-feira, 25 de maio de 2007

"Falar certo" ou "falar bem"?

Ninguém pode falar do jeito que quer e do jeito que acha correto. O pobre fala errado e o rico fala certo. Quem vai pra escola tem que falar português corretamente 100% do tempo. Estes são paradigmas que têm que ser quebrados. O conceito de variabilidade lingüística é muito mais complexo e abrangente do que parece ser.

"Vossa mercê me daria o prazer desta dança?" Seria no mínimo curioso se continuássemos a falar assim, justamente como faziam os mais antigos. No entanto, hoje em dia, isto constitui aquilo que chamamos de "variante lingüística", história no caso. Logicamente é muito raro encontrar alguém que fale assim nos dias de hoje, até porque as escolas não ensinam mais isso.

A norma culta ensinada nas escolas de hoje varia de acordo com a variante lingüística geográfica. Por exemplo, no Nordeste, a letra "M" tem o nome "mê" e não "eme" como no Sudeste. Mas mesmo com as diferenças geográficas, as escolas, no geral, ensinam a mesma coisa. A preocupação com o "falar certo" é muito maior do que com o "falar bem". Os professores preferem usar a diferença certo/errado à usar formal/informal. Isso poderia ser bem treinado com redações, leituras de artigos jornalísticos, crônicas, etc.

A variante lingüística social prevalece atualmente em todos os sentidos, independentemente da preocupação das escolas com o ensino da norma culta. Hoje em dia, existe uma indagação possível: o pobre fala errado por que é pobre ou é pobre por que fala errado? Tem muita gente por aí pra explicar a existência desta pergunta. Do mesmo jeito que existem moradores de rua que falam corretamente, existe o presidente pra contrariar qualquer argumento.

Portanto, nem sempre é o "falar certo" que leva a ascensão social, na maioria das vezes é o "falar bem". Afinal, não é muito fácil imaginar que um homem de negócios milionário seja formal em casa com a família ou numa conversa de bar. E, se o presidente não soubesse discursar, não estaria onde está hoje.

Um comentário:

orbe disse...

ótimo, ótimo!!
se eu pudesse dar uma nota seria 10!!

foi algum trabalhou ou prova isso, ou escrever por q quis??