segunda-feira, 31 de março de 2008

Falando sobre pessoas

Por mais inteligentes que tentemos ser, o mundo nos engana.

Faz piada, brinca com a gente. Participamos do maior jogo de The Sims de todos, o planeta Terra. Somos controlados e mandados de um lado para o outro, tudo de acordo com a vontade de algum jogador por aí.

Esse jogador gira o mundo do jeito que ele bem quer, de modo que brinca com a vida de seus personagens. Faz uns sumirem da vista de outros, faz com que outros se aproximem, outros sumam, enfim. Tudo é feito de uma certa maneira para que a gente não entenda nada.

Por mais inteligentes que tentemos ser, não entendemos nada.

Certas coisas a gente não explica e nem procura explicação, a gente senta, espera, pensa e aceita.

Ou então a gente senta, espera e pensa.

Senta e espera.

Senta.

Ou fica em pé mesmo.

E o nosso mundo gira, não importa se a gente quer ou não, ele gira. Não importa se a gente senta ou fica em pé. Não importa se a gente pensa. Ele gira, estejamos pensando ou não. Não se espera que sejamos racionais, espera que façamos algo. Não se espera uma idéia, e sim um ato. Idéias temos aos montes, o difícil é realizá-las. De gente propondo coisas, o mundo está cheio. Ele só necessita que façamos algo pra manter ele girando.

Um belo exemplo de ato, é o ato da amizade. Pensamos em inúmeros gestos, mas idéias não são atos, como já foi dito. A amizade é mais do que sentir consideração por alguém. É o ato de você dizer isso pra esse alguém, de você fazer algo por esse alguém. É o ato racional de fazer alguma coisa.

Por mais inteligentes que tentemos ser, não costumamos fazer nada.

Não são as coisas que nos fazem, mas as ações que fazemos é que nos fazem ser quem somos. E as ações que fazemos é que fazem os outros serem quem eles são: seus amigos ou não.


ps.: Todos os meus textos têm alguma coisa escondida no meio, coisa que ninguém presta atenção e ninguém enxerga, e esse não é diferente.
Todas as frases "por mais inteligentes que tentemos ser" (3 no total) têm finais diferentes que, se interligados, produzem uma frase nova: "O mundo nos engana, não entendemos nada, não costumamos fazer nada."
nice! (Y)

2 comentários:

Anônimo disse...

Somos todos marionetes controladas por nós mesmos. Agora basta saber controlar as outras pessoas. Ao saber controlar as outras pessoas, teremos controle sobre a sítuação. Controlando a sítuação controlamos o próximo passo. Controlando o próximo passo controlamos a vida como sempre desejamos. Mas como não temos nem mesmo controle sobre si mesmos. Como controlar a vida? Sendo assim, viva e deixe morrer!

Ou morra sentindo que poderia viver mais!

ll disse...

"...não costumamos fazer nada."

Lindo, profundo e verdadeiro.
Iloved. ^^