quarta-feira, 5 de março de 2008

A redação do ENEM - 2006

Quando se fala em leitura, muitas vezes as pessoas associam isso diretamente a livros e romances com milhões de páginas e etc. Mas a palavra "leitura" não se resume apenas a isso, e sim a qualquer coisa escrita com algum sentido, desde outdoors até os tais livros enormes.

Às vezes a leitura de um livro muda a vida de uma pessoa, mas o mesmo tempo, a leitura de uma simples frase em algum lugar também pode mudar. Isso depende do conteúdo contido em cada um. Às vezes a simples frase, seja ela um provérbio ou não, pode ter mais sentido do que um livro inteiro, ou ainda, a frase pode ser simplesmente mais clara e mais objetiva.

Um livro pode não ser uma boa alternativa de leitura quando não se entende o que se passa na história ou pior ainda, as palavras nele contidas. A leitura de jornais e revistas ajuda na expansão do vocabulário, o que ajuda também não só na leitura de livros, como na compreensão das pessoas e do mundo.

Existem pessoas que dizerm não gostar de ler. Esse "não gostar" é uma coisa complicada. Muitas pessoas não entendem, outras realmente não gostam, mas o pior caso é o daqueles que não sabem.

Com certeza deve ser difícil andar pelas ruas sem conseguir ler o próprio nome ou pegar um ônibus e ter que pedir pra alguém o itinerário do mesmo. Muitos desses têm vergonha de aprender por terem achado que passaram da idade. Outros já estão entregues ao mundo da violência, pois vivem num lugar mais "apto" a tal condição e não querem ler.

É exatamente para esses grupos que não sabem ler que a leitura tem que existir. O governo tem alguns programas para alfabetizar jovens e aposentados de baixa renda; esses programas só deveriam aumentar e aumentar. Que sabe com uma força de quem está apto a ajudar eles aprendam e enxerguem, como nós, um sentido único nas palavras, frases e livros: a vida.


ps.: Esse texto não tem título. O mesmo está rabiscado no meu rascunho aqui, portanto creio que não o usei na folha de redação do ENEM e não lembro qual foi o título usado.

ps.2: Eu até gostava muito desse texto, mas como o tempo passa, perdi a adoração por ele, sei que tem coisa melhor que já escrevi. Mas não é tão ruim assim. (rs)

Nenhum comentário: