terça-feira, 4 de dezembro de 2007

A oitava virtude

Pouca gente já ouviu falar da ordem Demolay.

Tentarei ser breve na explicação: trata-se de uma escola de liderança para jovens do sexo masculino, com idade entre 12 e 21 anos. Visa-se a formação de caráter, por vários meios, como filantropia, juramentos, rituais, etc.

A base da ordem Demolay é o conjunto daquelas que chamamos de "As 7 virtudes cardeais" de um Demolay. À saber: amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo. Como eu disse que seria breve, espero que entendam as virtudes como sendo auto-explicativas.

Prosseguindo, a ordem é patrocinada pela Maçonaria, e não é, repito, NÃO É algo do tipo "Maçonaria júnior". As reuniões Demolays são realizadas nos templos maçônicos e com a presença de alguns maçons, aos quais chamamos de tios, mas não têm nada a ver com reuniões maçônicas.

Faço parte do Capítulo Eduardo Henrique, nº299, da primeira região do estado de São Paulo. O capítulo se localiza em Osasco-SP e tenta se segurar em meio a crises relativamente constantes.
Há alguns meses atrás, nos eventos regionais, éramos vistos como o "Capítulo Fanfarrão". Slogan que foi mudado para "Capítulo Folião" logo após o lançamento - ou o aparecimento na internet - do filme nacional "Tropa de Elite".

Mas enfim, éramos chamados assim e não era à toa, sempre fomos os mais brincalhões, os caras que mais zoavam, enfim, os mais foliões mesmo. Inventamos alguns termos usados pelos outros capítulos da região e alguns dizeres usados entre nós às vezes, como por exemplo, como já dito acima, são sete as virtudes cardeais de um Demolay, no entanto, já chegamos a dizer que deveria existir uma certa oitava virtude às vezes, e a mesma deveria ser ou a "limpeza", ou a "fanfarra", ou, mais recentemente, o "atraso".

Limpeza, por não podermos deixar as bandejas do Burger King nas mesas ao sair do shopping depois de comermos lanches com quantidade grande de hamburgueres - a oitava virtude Demolay poderia ser a fome também, mas isso não vem ao caso comentar agora (rs).

Fanfarra, por toda vez que se juntam alguns Demolays, é garantia de diversão e bagunça, e muita risada. Funny stuff.

Atraso, por estar pra nascer algum evento/cerimônia/reunião Demolay que comece na hora certa, combinada e marcada.

No entanto, no momento que vivemos hoje, a oitava virtude poderia ser uma coisa mais séria.
A briga entre egos e a oposição se revelam mais importantes do que a união e a fraternidade entre os irmãos da ordem.

O termo "panela" deveria ser usado apenas em confraternizações com comida, e não em reuniões ritualísticas e administrativas.

A batalha pelo poder é colocada em primeiro plano. O fato de ter que existir um Mestre pra coordenar as atividades de um capítulo deveria ser considerado necessário, corriqueiro e não uma disputa. A disputa atrai oposição.

A palavra oposição sugere adversidade. Sugere diferenças e superioridade pra um dos lados, independentemente de qual lado seja. E, onde todo mundo é igual e tem os mesmos direitos pela Constituição Demolay, isso não deveria existir.

O bom-senso entra em segundo plano, quando deveria ter uma vela acesa em sua homenagem.
Pronto, a oitava virtude se revela: o bom-senso.

No entanto, não devemos nos esquecer das outras sete, principalmente da quarta, o companheirismo.

ps.: Eu estava com esse texto em mente faz alguns dias, só faltava se revelar a oitava virtude. Meu amigo - e irmão - Marcelo, vulgo Jesus, comentou sobre o bom-senso, que deu corda no meu cérebro aqui pra escrever isso. Obrigado!

8 comentários:

Anônimo disse...

YEAH!
bom senso!!!
=D

boa idéia...um gênio deve ter tido essa idéia....ou apenas um mero imortal!!!

bom seja o que seja...sera....=/

Apostolo disse...

apenas comentarios imortais ak plz

Anônimo disse...

é acho que perdi alguma coisa chegando um pouco antes do fim da votação né?Ahhhhh a oitava virtude...na realidade deveriam ter pelo menos mais 10 virtudes, porém se a outras 7 forem analizadas e realmente entendidas o bom-senso deveria acontecer ou seja o amor filial, reverência pelas coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo poderiam criar de alguma forma esse "bom-senso"...o que no fundo eu espero que aconteça.
Aquele cap. já foi bem mais desunido e poder ver TODOS os irmãos terem pelo menos alguma consideração uns pelo outros já me deixa muito satisfeito e seu pudesse apontar o resposavel por toda essa união eu dirai que foi o Victor e resposavel até mesmo pela sua entrada na ordem que foi uma grande adição para o cap. e até mesmo para a Ordem DeMolay.O que eu quero com esse comentario-desabafo é dizer que independente da sujeira,dos atrasos e da guerra dos egos não devemos nunca perder aquilo que na minha opnião nos torna portadores do bom-senso...nossa AMIZADE!

Apostolo disse...

Comovido com o PH T.T

Apostolo disse...

mais ele num eh imortal apaga o comentario dele
HAuHAuihAHUAHIHAIUUAH

Anônimo disse...

teta eterno!!

Unknown disse...

ph, infelizmente você cometeu um pleonasmo.
teta e eterno são sinônimos, já que o próprio tem bilhões de anos e viu a terra ser modelada com massinha!

Cib S disse...

pois é..
consegui ler