domingo, 25 de julho de 2010

Mano, os Manos, o Brasileirão e o brasil

A quarta rodada do Brasileirão pós-Copa foi secundária neste final de semana, em que Mano Menezes foi anunciado o novo técnico gaúcho da seleção brasileira. São muitos a favor e muitos contra, mas todos esperam que no Brasil de 2014 Mano siga o legado do gaúcho Felipão, e não do gaúcho Dunga.

O Corinthians venceu o Guarani por 3x1, com dois gols de Bruno César – garantia de sucesso no Cartola Sportv – e reassumiu a liderança do campeonato. Mano deixa a casa arrumada e o bolo pronto para Adílson Batista conduzir os Manos no restante da competição e, se não errar, chegar ao tetracampeonato brasileiro.

Novamente na primeira posição, o time alvinegro contou com o empate 1x1 no jogo Fluminense x Botafogo, que poderia ter sido a despedida de Muricy Ramalho, mas não foi, graças a um lapso de ética no futebol brasileiro, com gosto de “vingança“ por parte do Fluminense, anti-Ricardo Teixeira.

Para descrever o que aconteceu na Vila Belmiro, podemos utilizar uma expressão normalmente utilizada com times menores e em fases finais dos campeonatos: “jogo dos desesperados”. Deu Santos, 1x0, com um gol contra em um jogo ruim de ser assistido. O Santos, longe do time campeão paulista, e o São Paulo, com 10 reservas em campo, ainda mais longe do time que chegou às semifinais da Libertadores da América, jogaram para um público de menos de 10 mil pessoas.

Já no Beira Rio, o Internacional, com alguns reservas e seus principais titulares – Tinga, Rafael Sóbis e Renan, recém-chegados no pós-Copa – venceu o Flamengo por 1x0, chegou à terceira posição do Brasileirão, à quarta vitória consecutiva e aguarda o São Paulo, com 1 ponto conquistado de 12 possíveis, para a primeira partida semifinal, válida pela Copa Libertadores da América. Segundo Rogério Ceni, capitão do time paulistano, não há mais para onde correr e agora é a hora de reagir.

“Reação”, inclusive, ao lado de “Renovação”, é o que o torcedor brasileiro espera ver. Mano Menezes se apresenta para a CBF nesta segunda-feira e já tem seu primeiro trabalho: convocar a equipe para um amistoso contra os emergentes norte-americanos, a ser realizado no dia 10/8, em Nova Jersey.

Com o jeitinho brasileiro de ser, Ricardo Teixeira, convidou Muricy sem falar com o Fluminense e deu com a cara na porta. Usando o “não deixe para fazer amanhã o que você pode fazer depois de amanhã”, chamou Mano Menezes para tapar o buraco, esconder seu erro e ser o responsável pela primeira parte da renovação na Seleção. Vale lembrar que Mano foi técnico do Corinthians até 20h30 deste domingo e que, provavelmente, vai rolar um churrasquinho de despedida hoje à noite. Ou seja, o novo técnico da seleção vai ter um dia cheio amanhã, já que, até as 16h, tem que saber quem joga contra os Estados Unidos.

O projeto Seleção Brasileira para 2014 está começando, talvez não do jeito que Teixeira esperava, após o “tapa na cara” com Muricy, talvez com vários Manos na seleção do Mano. Agora, nos resta esperar o projeto Brasil para 2014, não só com estádios, mas com um país inteiro. Que não sejamos obrigados, novamente, a ver o jeitinho brasileiro da CBF.

Nenhum comentário: