segunda-feira, 1 de setembro de 2008

O sucesso está no fracasso

Paraíba era um cara estranho. Egocêntrico, tímido e antipático. Era diferente de seus poucos amigos que, nem Deus sabia como, gostavam dele. Ele devia ter as suas virtudes, o problema é que ninguém as conhecia, ainda.

João Carlos fazia parte do vasto círculo social de Paraíba, que tinha aproximadamente três pessoas, incluindo a sua mãe. João se importava com o amigo, diferentemente do pai dele, que achava que o filho não tinha solução mesmo.

Enquanto navegava pela Internet, João viu algo que lhe chamou a atenção: uma universidade fazia uma pesquisa a respeito da sedução. Os cientistas procuravam estudantes de ambos os sexos que tinham problemas de relacionamento. No momento, só uma palavra veio à cabeça de João: Paraíba.

Foi ele, então, falar com o amigo a respeito da pesquisa. Paraíba, a princípio, desconfiou, achou ser uma brincadeira, mas depois aceitou participar. Afinal, havia um certo tempo desde que sua última - e primeira - namorada havia dado um término à relação deles.

Um cientista era o responsável pela recepção e pelas instruções às "cobaias" na universidade. Durante a palestra, dizia que existia uma fórmula a ser testada por quem tinha problemas de relacionamento. Não era nada químico, nem farmacêutico e, sim, psicológico.

Bastava usar de persuasão, mas não a comum, uma persuasão de tipo diferente. Paraíba ouvia atentamente as palavras daquele homem que dizia que, quanto mais ele se depreciasse ao conversar com uma mulher, mais chances ele teria de ter um relacionamento com ela. Ou seja, se ele passasse às mulheres o fracasso que ele era, obteria sucesso.

O então antipático, tímido e egocêntrico personagem logo se dispôs a tentar usar o método proposto e a relatar o êxito ou a falha. Saiu da faculdade e já atacou o seu primeiro alvo: uma menina feia no ponto de ônibus ali perto. Em vão.

Paraíba decidiu, então, não baixar o nível, não atacar nenhum alvo e, sim, chegar para conversar com uma menina. Foi ele conversar com aquela garota que estava ao lado de seu alvo anterior.

O destemido antipático começou a usar o que tinha aprendido, tomando o cuidado necessário para não expor o seu egocentrismo. Bastaram cinco minutos de conversa para que Paraíba pegasse o mesmo ônibus que ela.

O itinerário era a casa da menina. Paraíba se sentia animado com a situação e não parava de zombar de si mesmo. Ele era realmente um fracasso.

Paraíba era tão fracassado, que não se lembrava da história quando questionado por seu amigo João Carlos para que contasse a mesma.

"Paramos num bar perto da casa dela. Tomei um negócio e dormi. Acordei na rua e sem dinheiro."

"Paraíba, até o seu sucesso é um fracasso."

ps.: Texto escrito para faculdade, totalmente fictício! (rs)

4 comentários:

Cib S disse...

Paraiba é o vacalista de uma banda.
hahahahah


ps. muito bom o texto, cheguei até pensar q os personagens eram reais.

Eric Zanoni disse...

esse paraiba é mó bahiano eim!!

Anônimo disse...

Adorei seu texto Lu!!

Muito bem escrito e criativo. Escrever sempre faz toda a diferença!!

Beijos

Michele

Raul Cardoso dos Santos disse...

seu.....paraíba!