quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Joelho perdido ou justificativa perdida?

Todos sabiam que Kaká não entraria em campo com 100% de suas condições na Copa do Mundo, mas, ao contrário de outros craques como Essien e Ballack, que estavam machucados e não foram à África, o brasileiro foi. Alguns já imaginavam o resto da história, que de fato aconteceu: o Brasil foi eliminado, sem um grande desempenho de Kaká.

Após a Copa, o jogador do Real Madrid assumiu ter jogado a competição a base de infiltrações, realmente com problemas, mas no joelho esquerdo, diferentemente da tal pubalgia que tanto assombrou jornalistas e torcedores. Submetido a uma artroscopia, o jogador desfalcará seu clube e a seleção brasileira nos próximos meses.

Conforme costume jornalístico, Kaká foi fotografado, na saída do hospital AZ Monica, na Bélgica, de muletas. Porém, um dos ângulos retratados pelo fotógrafo Julien Warnand chamou a atenção, por parecer que o jogador brasileiro está sem a perna esquerda, justamente a que foi operada.

A tal foto foi escolhida para estampar a capa do jornal O Estado de S. Paulo, sob a justificativa de que a cirurgia era uma das principais notícias do dia. Além disso, o joelho operado de Kaká está escondido na imagem, o que pode ter sido uma alusão ao fato de que o jogador já estava “sem” o mesmo durante a Copa do Mundo.

No entanto, diferentemente do que muitos poderiam pensar, a imagem não foi manipulada, segundo o Jornal e, sim, “selecionada“ entre outras, apenas. Vale lembrar que no ano de 2007, o UOL publicou uma foto adulterada do acidente da TAM, “colaboração” de um leitor, no caso, que o Portal desconhecia, por isso publicou, com o objetivo do furo, da foto inédita.

O furo de reportagem é o objetivo dos jornalistas e, quando este vem acompanhado de uma imagem, deixa de ser uma ambição para se tornar um fato. No caso da foto de Kaká, a situação é outra, já que não houve tentativa de furo – o fato era conhecido por todos – mas houve a impressão de que o jogador poderia ter perdido sua perna (ou de um terrível erro de Photoshop ter ocorrido) na operação, pelo ângulo da foto.

Portanto, se a carreira do jogador “correu risco”, como diz a manchete, fica subentendido que ele continua jogando, já que o verbo utilizado está no passado. Com isso em mente, há justificativa para a escolha desta foto de Kaká, sendo que todos já sabiam da operação? E a reação do público: “será que ele perdeu a perna?” ou “por que tiraram a perna dele da imagem?”.

Pelo jeito, a tal alusão “joelho escondido na foto = joelho machucado na Copa” não foi tão fácil de ser entendida, ou talvez o público apenas não tenha entendido da maneira que os jornalistas queriam...

Nenhum comentário: