terça-feira, 24 de junho de 2008

Windows 7 promete novidades para usuários e programadores (parte I)

Ao participar de evento em Miami, Bill Gates, presidente da Microsoft, afirmou que o Windows 7 fica pronto em 2009. De acordo com o cronograma da empresa, a estréia da nova versão do Windows está prevista para o ano de 2010, três anos após o lançamento do Windows Vista. O “Seven” chegará ao mercado com a expectativa de superar em termos de venda o seu antecessor.

A nova versão do sistema operacional da Microsoft apresentará várias novidades e recursos que deveriam ter sido lançados na versão Vista, mas que não puderam ser inclusos na versão final do programa, o que aumenta ainda mais a expectativa acerca do lançamento do Seven.

Bill Gates ainda afirmou que a nova interface do programa transformará drasticamente a forma com que os usuários do programa interagem com o dispositivo. Gates disse que, futuramente, os papéis da fala e da visão serão ainda mais importantes para a interação e comunicação entre homem e máquina.

Filipe Barros, programador e economista, opinou sobre as principais novidades e recursos do sistema e, dentre eles, comentou sobre a tecnologia “Touch Screen”, que permite ao usuário executar comandos do programa através de toques no monitor. Barros disse que esse novo recurso é mais caro, mas por ser um fator novo pode chamar a atenção do consumidor. “A tecnologia Touch Screen pode afetar nas vendas, pois exige um hardware mais caro do que o comum, só que ao mesmo tempo, por se tratar de uma tecnologia emergente, pode atrair mais a atenção do consumidor”, ressalta.

O Windows 7 contará com vários novos recursos além do “Touch Screen”, como um disco virtual de armazenamento de arquivos (HD virtual), um programa para edição de blogs e páginas pessoais e um assistente para o uso de FTP no Internet Explorer – o browser contará com “abas” na navegação, da mesma maneira que o Mozilla Firefox. Além disso, haverá também um novo menu iniciar e uma interface gráfica ainda melhor que a do Vista.

Perguntado sobre a reação do consumidor com a chegada do novo dispositivo e suas novidades, Filipe afirmou que os usuários reagirão com curiosidade a princípio, pois o Windows 7 promete um melhor desempenho, exigindo menos hardware em relação ao Windows Vista e promete, também, menos travamentos.

Já sobre a venda do Windows 7, o programador/economista acredita que o mesmo venderá mais que o Vista, pois trata-se de uma versão nova, que fará com que a antiga seja tirada do mercado. Se, as coisas forem realmente conforme prometidas, o Seven terá um melhor desempenho que o Vista, fato, este, que acarretará num maior número de vendas, já que o Vista não satisfez os consumidores como era esperado.

Com o sistema proposto, gestos serão transformados em comandos, beneficiando imensamente programas gráficos e outras aplicações. A Microsoft demonstrou alguns exemplos de manuseio de galeria de fotos, criação de desenhos, execução de uma música ao piano e acesso a serviços como o Live Maps e o Virtual Earth.

O kernel (parte do sistema operacional responsável por gerenciar todos os recursos do mesmo) do Windows 7 será mais leve do que o das versões anteriores, apesar de levar o mesmo nome: MinWin. O dispositivo usado como base de código para o Seven é capaz de ser bootado normalmente e não tem um modo gráfico – é acessado via um shell, semelhante ao DOS. O MinWin é resultado da compilação de 100 arquivos, o que prova sua evolução em relação a versão anterior, com 5000 arquivos.

Além disso, a nova versão do kernel da Microsoft exigirá apenas 25 MB de espaço em disco e precisará apenas de 40 MB de memória RAM para ser executada. Tudo isso é possível graças à delimitação das funcionalidades mais básicas, o que justifica a nomenclatura “microkernel” dada ao novo MinWin.

“Em se falando de programação, pode ser que o Windows 7 seja melhor para trabalhar, já que virá armado com um kernel mais poderoso e mais leve”, diz Filipe, que, assim como muitos programadores, prefere o sistema operacional Linux para trabalhar, já que o mesmo é mais leve e possui um modo de console mais poderoso.

Texto de autoria de Luiz Henrique Ferreira e Gabriel Ferreira Nunes, para a disciplina "Laboratório digital: agência de notícias".

2 comentários:

orbe disse...

que boa reportagem!! ótimo esse tal de Filipe Barros hein


jaskjsakjas


gostei

rs

Cib S disse...

auhauhuuhau pra quem conhece o tal Barros, ficaria mais engraçado e se o nome fosse Orbe de noite.

Luiz Henrique Ferreira e Gabriel Ferreira Nunes
parecem irmãos com esse msm sobrenome.

ps. Eu detestei o Windows vista, achei muito mal organizado, se o Windows 7 nao for assim esta bom.