segunda-feira, 5 de abril de 2010

Empresas visam experiência desde o primeiro emprego

O desemprego é tido como um dos principais problemas no Brasil nos últimos anos e no mês de fevereiro, apesar da taxa ter sido menor do que as expectativas (7,2%, em vez dos 7,7% esperados), não é diferente disso, ainda mais se a faixa etária considerada for de jovens, dos 16 aos 24 anos. Cada vez mais, o mercado de trabalho se torna mais exigente e as empresas pedem mais pré-requisitos e diferenciais, como o inglês fluente obrigatório e o conhecimento desejável em certos programas de computador.

Segundo o estagiário em jornalismo Gabriel Nunes, 20, as empresas usam como primeiro filtro nos currículos a experiência na área ou períodos mais avançados na faculdade, mesmo para um suposto primeiro emprego. O estudante retrata que em alguns processos seletivos dos quais participou os contratados foram pessoas de semestres mais avançados que ele, na época. “Em alguns, nem fui chamado para a entrevista, só pelos filtros iniciais”, ressaltou.

Além do chamado “olho clínico”, outra metodologia muito usada pelas empresas de hoje são as populares dinâmicas de grupo, que consistem em atividades desenvolvidas normalmente para resolução rápida de problemas e criação de soluções inovadoras, para que todos os participantes possam falar em público e expor ideias próprias. Para Gabriel, “as dinâmicas são interessantes, pois acabam com o clima tenso das conversas frente a frente, das entrevistas.”

Já para Thiago Bariani, estagiário recém-contratado por uma empresa do ramo farmacêutico, as dinâmicas tem sua utilidade, sim, mas apenas quando o cargo e as funções a serem realizadas na empresa têm a ver com as atividades desenvolvidas. Para ele, além das dinâmicas, são importantes etapas sobre conhecimentos gerais e específicos sobre os cargos e a sorte também é fundamental, pois, apesar de se saber que as empresas buscam os mais qualificados, nunca se sabe que tipo de perfil é o mais preterido.

Mesmo com opiniões diferentes sobre dinâmicas de grupo, os dois jovens têm um ponto de vista em comum em relação ao que é importante para quem busca o primeiro emprego. Tanto para Gabriel quanto para Thiago, é fundamental que o jovem sempre aumente o leque de conhecimentos com cursos e informação, sempre ressaltando qualidades e pontos fortes. “A dedicação a ser um profissional é um passo para o futuro”, ressalta Thiago.

Nenhum comentário: