quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Uma nova ideia

Nossa querida e (nem) tão amada língua portuguesa está de cara nova. Nosso querido e (nem) tão amado presidente assinou uma lei que muda algumas coisas na nossa ortografia, esta sim, não amada. Ainda mais agora.

"Palavras paroxítonas terminadas em ditongo aberto recebem acento." Recebiam. A idéia agora é apenas uma ideia e a jibóia deixou de ser jibóia. Agora é apenas uma jiboia.

De agora em diante, as pessoas leem, veem e creem, já que o "EE" não recebe mais acento. Além disso, a mulher grávida vai ter que se acostumar a uma sensação totalmente nova durante a gestação: o enjoo, pois o enjôo já não mais existe.

Estes são apenas alguns exemplos da nossa nova ortografia, que tem a mudança prevista para ser gradual, de acordo com o costume da população. Espera-se que a vitoria seja obtida em 2010.

A medida foi tomada para que ficássemos mais perto dos países lusófonos da África portuguesa, Timor Leste, Macau e da nossa metrópole linguística, Portugal. Aliás, o trema também não existe mais, como já era anunciado há um certo tempo. Pobre da lingüística.

Voltamos, portanto, aos tempos de colônia (ou colonia?!). Queremos proximidade à metrópole. Nossa língua está de cara nova, mas a voz ainda é a mesma. Por enquanto, o pá.

2 comentários:

Anônimo disse...

Resumindo! Mudaram tudo o que eu não aprendi na escola. Tudo para unificar uma língua. Eu ainda acho que isso pode ser pq o presidente não sabe das coisas e achou mais fácil assim. Ou simplismente para não deixarem plutão tão solitário assim, já que o excluiram como planeta, decidiram excluir alguns acentos de nossa língua.

Resumindo....mudando ou não....eu vou continuar sabendo o mesmo nada que eu sempre soube!!!!

O.O

Anônimo disse...

LOL

essa do trema já faz um tempinhu hein...do tempo que agente tinha aula com a Professora Nilza....

ain esses passados que nos deixam velhos
=/ buááááá
ou agora será buaaaaaaaaaaaaaaa!

;)